Questão de contexto

O formulário para envio de perguntas está aberto!

Oi, pessoal! Queria agradecer a todo mundo que já se inscreveu. Eu criei essa newsletter porque gosto não só de trabalhar no mercado editorial, mas também de pensar o mercado e de conversar sobre ele. Então estou animada para ter essa conversa de um jeito que chegue a mais pessoas.

A ideia é usar meus 15 anos de experiência para responder perguntas enviadas por vocês. Vale pergunta de quem escreve, de quem lê, de quem trabalha ou quer trabalhar nas várias partes do mercado editorial/literário… ou de quem só tem curiosidade mesmo. Abri um formulário para deixar tudo organizado:

Eu só vou pedir um favor pra vocês. Quanto mais eu vivencio esse mercado, mais eu percebo que a graça está na sua multiplicidade. Eu não gosto de generalizar, e minha intenção é menos dar a resposta “certa” e mais juntar meus conhecimentos com os de vocês para iluminar possibilidades (cada mensagem fica arquivada no site como um post em que vocês podem deixar comentários). Então, quando for preencher o formulário, considere que uma mesma pergunta pode ter respostas diferentes se estivermos falando de ficção literária, fantasia ou romance de época. Da mesma forma, é complicado falar sobre “trabalhar no mercado editorial” como algo único, considerando que existem diversos tipos de trabalho e perfis de profissionais. Como coloquei no título: é Questão de Contexto. E fica mais fácil te dar uma resposta interessante se fugirmos de generalizações.

Enquanto espero as perguntas de vocês, peguei uma que recebi na época do CuriousCat! Na próxima segunda-feira, dia 22, chega na caixa de entrada de vocês a resposta à seguinte questão:

Diana, marketing de livros é mais difícil que de outros produtos ou são as editoras que desprezam os fundamentos do marketing?

Anônimo, via CuriousCat

Até semana que vem!

— Diana Passy

Por favor, ajude a newsletter a chegar em mais pessoas: recomende-a para quem você achar que pode se interessar!

Join the conversation

or to participate.